Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação "Carcará 01" combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

Ação da Semarh fiscalizou 36 áreas e aplicou R$ 550 mil em multas por danos ambientais

02/05/2025 às 18h17

A Operação Carcará 01, deflagrada nesta semana pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, fiscalizou 36 áreas com alerta de desmatamento, onde foram confirmados danos ambientais em uma extensão de 540 hectares.

Operação Carcará 01 combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí - (Divulgação CCOM ) Divulgação CCOM
Operação Carcará 01 combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

O objetivo da operação foi combater o desmatamento ilegal em diversas regiões do estado. Ao todo, foram aplicadas infrações ambientais que somam R$ 550 mil. Também foi realizado o embargo das áreas afetadas.

A equipe que participou da operação percorreu os municípios de Simplício Mendes, Avelino Lopes, Curimatá, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo e Parnaguá, localidades que, segundo a instituição, possuem histórico de grande incidência de desmatamento ilegal e extração irregular de aroeira — uma espécie nativa cuja retirada é proibida.

Na operação, foram realizadas apreensões de 60 m² de madeira serrada, além de um caminhão modelo Scania R540 e duas carretas utilizadas no transporte ilegal de madeira.

Mário Filho, gerente de fiscalização da Semarh, falou sobre os impactos da operação no combate ao desmatamento ilegal e crimes ambientais no estado.

“A Operação Carcará 01 é uma resposta direta ao avanço do desmatamento ilegal no estado. Estamos intensificando a presença do poder público em áreas críticas para coibir essas práticas criminosas e garantir a preservação dos nossos recursos naturais.” declarou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.