Foi aprovada, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a revisão do território de sete municípios piauienses. São eles: Santo Inácio do Piauí, Nova Santa Rita, São João da Varjota, Alegrete, Santa Cruz do Piauí, São João da Canabrava e Jardim do Mulato.

As matérias votadas nesta terça-feira (27) seguem para a Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo e tiveram a relatoria dos deputados Fábio Novo (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Felipe Sampaio (MDB).
Segundo o deputado Hélio Isaías (PT), essa atualização permite um maior alinhamento entre a realidade territorial, social e econômica com os registros oficiais. “Assegurando que as políticas públicas cheguem de forma adequada, eficiente e efetiva à população que delas necessitam”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Somente em 2025, já foram sancionados projetos para revisão da circunscrição territorial de 14 municípios: São Luís do Piauí, Capitão de Campos, Santo Antônio dos Milagres, Monsenhor Gil, Santa Cruz do Piauí, Prata do Piauí, Paquetá, Wall Ferraz, Lagoa do Piauí, Morro do Chapéu do Piauí, São José do Divino, Arraial, Isaías Coelho e Betânia do Piauí.
A revisão territorial tem como finalidade corrigir inconsistências entre os limites oficiais e a ocupação real dos territórios. Com isso, busca-se facilitar o o da população a serviços públicos, como educação, saúde e infraestrutura, além de melhorar o planejamento e a execução de políticas públicas municipais e estaduais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.