Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspeitos de invadirem casas no Torquato Neto são alvos de nova operação do Draco

Operação Retomada 2 – DRACO 214 faz parte das ações do Pacto Pela Ordem e visa enfraquecer as bases operacionais do crime organizado na zona sul de Teresina.

22/05/2025 às 08h18

22/05/2025 às 08h18

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Pacto pela Ordem, deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a "Operação Retomada 2 – DRACO 214", na região do Residencial Torquato Neto, zona sul da capital. O objetivo é cumprir 144 mandados de busca e apreensão e desarticular a atuação de uma organização criminosa no Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul, onde criminosos têm praticado invasões a unidades habitacionais, roubos e outros crimes graves.

Operação Retomada 2 - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Operação Retomada 2

A Operação Retomada 2 é um desdobramento do esforço estratégico do Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases operacionais do crime organizado e garantir segurança à população. Esta é a segunda vez que o residencial é alvo de operação para a retomada de posse de imóveis residenciais. No último dia 6 de maio, o Draco atuou novamente na área e desarticulou um núcleo de uma organização criminosamente atuante no Residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona sul de Teresina. As medidas foram resultados de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas, ações de facções criminosas e invasões de apartamentos de moradores da região.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 144 apartamentos, além do cumprimento de 14 mandados de prisão. Dentre os episódios que motivaram a operação, destaca-se o atentado a tiros contra a residência de um policial militar, seguido de tentativa de invasão. O agente foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção. Um dos suspeitos, conhecido por "Maguim", foi preso pelo Draco.

Operação Retomada cumpre mandados de prisão contra suspeitos de invadirem apartamentos no Torquato Neto. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Operação Retomada cumpre mandados de prisão contra suspeitos de invadirem apartamentos no Torquato Neto.

A operação de hoje é uma ação integrada da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar. E contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de unidades da Polícia Civil por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e do Comando de Policiamento Especializado (E), também atuaram de forma conjunta na operação.

Aguarde mais informações...


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.