Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspeitos de invadirem apartamentos no Torquato Neto são alvos de operação do Draco

A ação "DRACO 211: Operação Retomada" cumpriu 14 mandados de prisão na região; dentre os presos está "Maguim", suspeito de ameaçar e tentar invadir a residência de um policial militar.

06/05/2025 às 07h36

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, nesta terça-feira (06), a ação DRACO 211: Operação Retomada, com o objetivo de desarticular um núcleo de uma organização criminosamente atuante no Residencial Torquato Neto. e em outras áreas da zona sul de Teresina. As medidas são resultado de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas, ações de facções criminosas e invasões de apartamentos de moradores da região.

DRACO 211: "Operação Retomada" - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
DRACO 211: "Operação Retomada"

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 144 apartamentos, além do cumprimento de 14 mandados de prisão. Dentre os episódios que motivaram a operação, destaca-se o atentado a tiros contra a residência de um policial militar, seguido de tentativa de invasão. O agente foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção. Um dos suspeitos, conhecido por "Maguim", foi preso pelo Draco.

Outro fato relevante foi o roubo de gado para a realização de um churrasco comemorativo promovido pela organização criminosa, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o “Barto”, integrante de uma organização criminosa rival. Ele foi sequestrado, torturado e executado após ser identificado por meio da prática conhecida como “raio-x”, utilizada internamente pela facção para reconhecer e eliminar rivais.

Operação Retomada cumpre mandados de prisão contra suspeitos de invadirem apartamentos no Torquato Neto. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Operação Retomada cumpre mandados de prisão contra suspeitos de invadirem apartamentos no Torquato Neto.

As investigações também apontam:

• A utilização de imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes;

• Invasões de apartamentos com expulsão de moradores, transformados em bases operacionais da organização criminosa;

• Ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.

Operação contra grupo criminoso que atuava na região do Torquato Neto, em Teresina - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Operação contra grupo criminoso que atuava na região do Torquato Neto, em Teresina

A operação integra o Pacto pela Ordem e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Guarda Civil Municipal de Teresina, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de diversas unidades da Polícia Militar, dentre elas o Comando de Policiamento Especializado (E), o BEPI e o BOPE, atuando de forma coordenada para garantir a efetividade da ação.

“Imóveis invadidos por criminosos serão desapropriados”, diz Chico Lucas

Durante o lançamento do Pactos Pelo Piauí em março, o secretário Chico Lucas afirmou que a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) vai desapropriar os apartamentos ocupados por criminosos no Torquato Neto. A medida faz parte do Pacto Pela Ordem, e consiste em revisar todos os contratos do Minha Casa Minha Vida para saber se os imóveis do programa estão sendo ocupados por seus reais proprietários.

Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí

Chico Lucas destacou que o a invasão de imóveis de programas sociais por criminosos é uma realidade em todo o Brasil, mas que no Piauí ela acontece em menor escala. Mas, mesmo assim, há áreas consideradas críticas, principalmente em Teresina, e o Residencial Torquato Neto foi escolhida como a primeira região a ar pela intervenção. A escolha foi feita em conjunto com o Governo do Estado.

“Nós vamos estabelecer como área prioritária o Residencial Torquato Neto dentro do Pacto Pela Ordem. Vamos fiscalizar cada contrato para saber se a pessoa que está morando lá é a real beneficiária, porque ela comprou ou porque herdou ou porque recebeu o imóvel de forma justa e está vivendo lá com justo título. É justamente para revitalizar estas áreas, dando às pessoas o direito à moradia e para expulsar os criminosos destes territórios”, explicou Chico Lucas.

Confira o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.