As regiões Litoral, Norte e Centro-Norte do Piauí devem registrar ocorrência de chuvas ao longo desta semana, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é válida até o próximo sábado (25).

De acordo com a meteorologista da Semarh, Sara Cardoso, a principal causa das chuvas é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mesmo posicionada mais ao norte do Hemisfério Sul. Esse sistema está associado à entrada de umidade na parte norte do estado. Além disso, a presença de um cavado atmosférico — uma área de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera — contribui para a formação de nuvens carregadas.
As chuvas mais significativas devem ocorrer entre os dias 21 e 22 de maio, especialmente nas regiões Norte e Centro-Norte, com possibilidade de acumulados mais expressivos.
No restante do estado, a previsão varia:
Sudeste do Piauí: possibilidade de chuvas fracas e pontuais, especialmente nas áreas próximas à divisa com Pernambuco.
Sudoeste: predomínio de céu nublado e chuviscos isolados. A umidade relativa do ar pode atingir níveis baixos, chegando a 25%.
Sul do estado: a partir da quinta-feira (23), haverá aumento da nebulosidade e dos ventos, que podem alcançar até 36 km/h, além de temperaturas mais amenas nas manhãs.
Previsão por mesorregião:
- Norte: céu nublado com chuvas isoladas; temperaturas entre 23°C e 34°C; umidade mínima de 45%.
- Centro-Norte: chuvas isoladas e céu encoberto; temperaturas entre 21°C e 35°C; umidade mínima de 35%.
- Sudeste: instabilidade com chuvas fracas; temperaturas entre 21°C e 36°C; umidade mínima em torno de 30%.
- Sudoeste: chuviscos isolados e grande variação térmica, entre 17°C e 37°C; umidade pode cair até 25%.
A Semarh reforça que a população acompanhe os boletins meteorológicos e siga as orientações em caso de chuvas fortes, especialmente em áreas com risco de alagamento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.