Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policial civil do Piauí preso por abuso de autoridade e fraude em concurso é demitido pela SSP

Cícero Henrique de Sousa Araújo já foi alvo de uma operação da polícia em 2017 e mais recentemente foi preso por descumprir medida protetiva de urgência.

23/04/2025 às 08h39

23/04/2025 às 08h39

Foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado o decreto de demissão do policial civil Cícero Henrique de Sousa Araújo, agente de 1º classe que havia sido preso por abuso de autoridade e envolvimento em fraude em um concurso no Piauí. Cícero foi demitido pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, após ser julgado e considerado culpado em processo disciplinar.

Policial civil do Piauí preso por abuso de autoridade e fraude em concurso é demitido pela SSP - (Agência Brasil) Agência Brasil
Policial civil do Piauí preso por abuso de autoridade e fraude em concurso é demitido pela SSP

Consta no processo que o policial teria violado o Estatuto da Polícia Civil no artigo 57, inciso III (manter conduta pública e privada compatível com a dignidade da função policial) e artigo 58, incisos XIII e XLV (praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial e praticar ato funcional que por sua natureza o incompatibilize para o exercício da função policial).

Em 2017, Cícero Henrique foi alvo da Operação Infiltrados, que desarticulou uma associação criminosa formada por policiais civis e especializada em fraudar concursos públicos. A operação investigava a atuação da quadrilha no concurso para agente da Polícia Civil do Piauí, realizado em 2012. Mais recentemente, no dia 27 de março, o policial foi preso preventivamente por descumprir medida protetiva de urgência. Consta na denúncia que Cícero Henrique teria ameaçado mulheres com arma de fogo durante o Carnaval em Barras. O agente era lotado na Delegacia Seccional do Município.

No decreto publicado ontem (22), o secretário Chico Lucas demitiu Cícero Henrique e determinou que ele entregue sua carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer documentos ou objetos que o possibilite de se apresentar como servidor.

Veja o decreto na íntegra aqui.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.