Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com leucemia, prefeito de Angical comemora sucesso de transplante: "a medula pegou"

Para tratar leucemia, prefeito Bruno Neto recebeu uma infusão de medula óssea do próprio irmão, o que, segundo o político, começou a ser a responsável pelo aumento da produção de células saudáveis.

19/05/2025 às 08h34

O prefeito reeleito de Angical do Piauí Bruno Neto (MDB) anunciou neste domingo (18) uma vitória em sua luta contra a leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue: o sucesso do transplante de medula óssea realizado com doação de seu irmão, Barone. O procedimento, feito 12 dias atrás, já apresenta sinais positivos, conforme relatado pelo próprio gestor nas redes sociais.

Prefeito de Angical, Bruno Neto, faz tratamento contra uma leucemia. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Prefeito de Angical, Bruno Neto, faz tratamento contra uma leucemia.

Em uma mensagem emocionada, Bruno comemorou a notícia de que a medula transplantada começou a produzir células saudáveis: “É com muita alegria que comunico a todos que torcem pela minha recuperação, que hoje, 12 dias após a infusão, a medula óssea doada pelo irmão Barone começou a ser a responsável pelas células saudáveis no meu corpo”, escreveu.

O prefeito, que foi reeleito com expressiva votação — obtendo 80,78% dos votos no último pleito municipal — destacou a importância do apoio recebido durante o tratamento: “Não tenho palavras para agradecer cada demonstração de carinho e pelas inúmeras orações destinadas à minha cura.” Apesar da boa notícia, Bruno ressaltou que a recuperação ainda exige cuidados: “Esta foi mais uma importante batalha vencida. Agora é manter o foco para que, em 90 dias, possamos voltar pra casa, curado.”

Ao final da nota, ele agradeceu à família, amigos e à população angicalense:“Obrigado Deus, obrigado família, obrigado amigos, obrigado a todo o povo angicalense.”

Prefeito de Angical do Piauí, Bruno Neto, foi diagnosticado com leucemia. - (Divulgação) Divulgação
Prefeito de Angical do Piauí, Bruno Neto, foi diagnosticado com leucemia.

Prefeito descobriu câncer ocorreu em check-up de rotina

Bruno Neto explicou que recebeu a notícia após ser informado por um bioquímico sobre alterações em seu exame de sangue. “Na terça, (29 de outubro de 2024) fiz um check-up de rotina. À tarde, o bioquímico me ligou para avisar que meus leucócitos estavam muito alterados e recomendou que eu procurasse urgentemente um hematologista. Imediatamente, fui pesquisar na internet o que significavam esses leucócitos alterados, e as informações que encontrei foram alarmantes”, relatou o prefeito.

Após enviar seus exames a médicos conhecidos, Bruno Neto recebeu um pré-diagnóstico de leucemia. Ele descreve que a notícia foi impactante. “Abriu um buraco no chão. Foi horrível, acho que a segunda pior notícia da minha vida, depois da morte do meu pai. Fiquei muito mal. Leucemia, para quem não sabe, é um câncer no sangue. Foi muito triste, uma situação que nunca havia enfrentado”, desabafou.

O diagnóstico veio após Bruno Neto ter sido reeleito prefeito de Angical em 6 de outubro.

O que é Leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. A doença começa quando a medula óssea a a produzir glóbulos brancos anormais, que se multiplicam rapidamente e ocupam o espaço das células saudáveis. Com o tempo, o corpo enfrenta dificuldades para combater infecções, transportar oxigênio e controlar sangramentos, devido à escassez de células sanguíneas saudáveis.

Sintomas de leucemia incluem manchas pelo corpo - (Getty Images) Getty Images
Sintomas de leucemia incluem manchas pelo corpo

Existem vários tipos de leucemia, classificados pela velocidade de progressão e pelo tipo de célula afetada. Os sintomas comuns incluem cansaço, febre, infecções frequentes, hematomas fáceis e perda de peso inexplicável. O tratamento varia conforme o tipo de leucemia e pode incluir quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea para restaurar a produção de células saudáveis.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.