A partir do dia 23 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer identificação biométrica para autorizar o desconto de parcelas de empréstimos consignados diretamente do benefício previdenciário. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19).
LEIA TAMBÉM

Antes, o desbloqueio para autorizar o desconto das parcelas do empréstimo no benefício podia ser feito de forma mais simples, muitas vezes só com dados pessoais e senhas. Agora, será obrigatório usar biometria, feita dentro da plataforma Meu INSS, que vai cruzar os dados com as bases do governo federal.
De acordo com o despacho assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, todos os desbloqueios para novos empréstimos consignados só poderão ser feitos mediante validação biométrica por meio da plataforma Meu INSS. A verificação será realizada com base em dados já existentes no sistema do governo federal, como foto ou impressão digital.
A medida foi tomada:
- Para aumentar a segurança e evitar fraudes, como autorizações feitas sem o consentimento real do beneficiário.
- Por exigência do Tribunal de Contas da União (TCU), que identificou problemas em autorizações e descontos irregulares na folha de pagamento dos aposentados.
Quem será afetado?
- Aposentados e pensionistas que quiserem fazer novos empréstimos consignados, ou seja, aqueles com parcelas descontadas diretamente do benefício do INSS.
- Quem já tem empréstimos em andamento não precisa fazer nada agora, a exigência vale apenas para novos contratos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.