A Operação Conflictus, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (27), em Jardim do Mulato, a 140 km de Teresina, teve como objetivo desmantelar um esquema criminoso de desvio de recursos públicos no município. As investigações apontaram valores desviados provenientes do Fundo de Assistência Social e do Fundo de Participação dos Municípios.

Mandados de busca foram cumpridos pela Polícia Federal em Teresina e Jardim do Mulato. Com o avanço das investigações, medidas cautelares foram autorizadas pela Vara Federal do município de Floriano.
A Polícia Federal identificou diversas movimentações financeiras suspeitas envolvendo um núcleo empresarial e agentes públicos de Jardim do Mulato. O esquema, que ainda está sob análise da corporação, apresenta indícios de corrupção e lavagem de dinheiro.
LEIA TAMBÉM
Durante a apuração, foi identificada uma empresa contratada pelo poder público que realizou uma série de transferências irregulares diretamente ao fiscal responsável pelos contratos com o município. Há indícios de que esses valores possam ter sido usados para o pagamento de vantagens indevidas a servidores e agentes políticos.
A investigação apontou que as irregularidades ocorreram entre os anos de 2021 e 2024, envolvendo os supostos crimes de desvio de recursos públicos, corrupção ativa e iva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.