Nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em sessão plenária, os parlamentares aprovaram um requerimento apresentado pelo deputado Henrique Pires (MDB) para convocar o gerente executivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre os descontos e empréstimos nas contas de aposentados e pensionistas.

No requerimento, os parlamentares também fizeram um convite ao presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib. Os deputados querem debater o impacto que esses descontos irregulares causaram aos beneficiários piauienses.
LEIA TAMBÉM
Segundo Henrique Pires, ele já esteve com o gestor dos fundos de aposentadoria dos servidores piauienses e acredita que a visita pode contribuir com soluções para os beneficiários.
Entenda a fraude do INSS
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, em abril deste ano, uma operação para apurar uma fraude no INSS que movimentou, de forma irregular, cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Batizada de “Sem Desconto”, a operação teve como alvo um esquema de descontos associativos não autorizados aplicados diretamente aos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. A ação mobilizou 700 agentes da Polícia Federal e 80 servidores da CGU, que cumpriram 211 mandados judiciais em 14 estados e no Distrito Federal.
Entre as medidas determinadas pela Justiça estão o sequestro de bens superiores a R$ 1 bilhão, seis prisões temporárias e o afastamento de seis servidores públicos de suas funções.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.