A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Pacto pela Ordem, deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a "Operação Retomada 2 – DRACO 214", na região do Residencial Torquato Neto, zona sul da capital. O objetivo é cumprir 144 mandados de busca e apreensão e desarticular a atuação de uma organização criminosa no Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul, onde criminosos têm praticado invasões a unidades habitacionais, roubos e outros crimes graves. 3g101u
LEIA TAMBÉM 2b4p6z
A Operação Retomada 2 é um desdobramento do esforço estratégico do Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases operacionais do crime organizado e garantir segurança à população. Esta é a segunda vez que o residencial é alvo de operação para a retomada de posse de imóveis residenciais. No último dia 6 de maio, o Draco atuou novamente na área e desarticulou um núcleo de uma organização criminosamente atuante no Residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona sul de Teresina. As medidas foram resultados de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas, ações de facções criminosas e invasões de apartamentos de moradores da região.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 144 apartamentos, além do cumprimento de 14 mandados de prisão. Dentre os episódios que motivaram a operação, destaca-se o atentado a tiros contra a residência de um policial militar, seguido de tentativa de invasão. O agente foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção. Um dos suspeitos, conhecido por "Maguim", foi preso pelo Draco.
A operação de hoje é uma ação integrada da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar. E contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de unidades da Polícia Civil por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e do Comando de Policiamento Especializado (E), também atuaram de forma conjunta na operação.
Aguarde mais informações...
LEIA TAMBÉM 2b4p6z
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.