Os naming rights — nomenclatura dada quando existe a venda provisória do nome próprio de um bem para uma empresa privada — já se tornaram uma realidade nos grandes centros do país. Em Teresina, uma proposta protocolada nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Teresina (CMT), quer proporcionar este dispositivo aos equipamentos públicos da capital. A matéria é do vereador Daniel Carvalho (MDB).

Alguns exemplos notáveis da aplicação dos naming rights são os estádios Morumbi, em São Paulo, que se tornou MorumBIS, e o estádio do Pacaembu, que se tornou Mercado Livre Arena Pacaembu. A proposta daria a possibilidade de o estádio Lindolfo Monteiro por exemplo também ganhar um novo nome e gerar retorno financeiro ao município.
No projeto, o parlamentar coloca que a autorização consiste na cessão onerosa do direito de nomeação de bens e equipamentos públicos, ou seja, o município receberia valores para que as empresas tenham o direito de utilizar os seus nomes nos equipamentos públicos.
LEIA TAMBÉM
O parlamentar coloca como exemplo que estádios, ginásios, parques e praças públicas, centros culturais, unidades esportivas e até mesmo terminais e estações de integração do transporte público poderão ter seus nomes alterados com um retorno financeiro ao município.

“A exploração onerosa dos nomes dos bens e equipamentos públicos municipais terá por finalidade gerar receitas adicionais aos cofres públicos para o financiamento de políticas e serviços públicos prioritários em Teresina”, diz um trecho do projeto.
O projeto ainda aponta que a exploração dos bens e equipamentos públicos municipais para fins de naming rights só ocorrerá mediante a celebração de contrato istrativo de cessão onerosa de direito de nomeação, precedido de processo licitatório ou de chamamento público, nos termos da legislação federal, estadual e municipal aplicável.
Para se tornar lei, o projeto tem que ser aprovado pela maioria da CMT em Sessão Plenária e sancionado pelo prefeito Silvio Mendes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.