Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Arquidiocese de Teresina celebra hoje (9) missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV

Celebração será realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, conduzida pelo Arcebispo da capital Dom Juarez Marques.

09/05/2025 às 09h08

A Arquidiocese de Teresina realiza nesta sexta-feira, 9 de maio, uma missa em ação de graças pela eleição do novo pontífice da Igreja Católica, o Papa Leão XIV. A celebração acontecerá às 17h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, no centro de Teresina e será presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina. O momento deve ser marcado por orações e dedicatórias em alusão ao novo líder dos católicos.

Missa em ação de graças será realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina. - (Arquidiocese de Teresina) Arquidiocese de Teresina
Missa em ação de graças será realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina.

Dom Juarez Marques comentou ainda na quinta (9) a escolha do novo Papa Leão XIV e também desejou bençãos ao novo líder da Igreja Católica. O chefe da Igreja na capital piauiense, Dom Juarez manifestou alegria com o novo pontífice e pediu que o Povo de Deus o acolha. “Nosso coração está alegre, cheio de satisfação e aberto para acolher o novo Papa Leão XIV. Um Papa que fala de unidade, sobre o amor de nosso Senhor Jesus Cristo, um Papa Agostiniano, um missionário norte-americano, mas que exerceu seu ofício como Bispo no Peru. Desejo ao Papa Leão XIV que ele seja muito abençoado e confirmado neste momento por nosso Senhor Jesus Cristo”, expressou Dom Juarez Marques.

O arcebispo de Teresina disse ainda que espera que Leão XIV governe a Igreja de Cristo na caridade, no amor, rumo à unidade, sobretudo por ser um Papa que fala da presença de Deus entre nós. “Que possamos, com ele, caminhar juntos na unidade, construindo a paz. Estou muito feliz que ele começou falando de paz. E que pela intercessão materna e amorosa de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Vitória, desça sob vós e a ele a bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo”, conclui dom Juarez.

Leão XIV: primeiro papa estadunidense e de formação agostiniana

Nascido em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo

Leão XIV foi eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º sucessor de São Pedro. Ele sucede o Papa Francisco, que faleceu no mês ado, aos 88 anos, deixando um legado marcado pela simplicidade, pelo cuidado com os pobres e pelo diálogo inter-religioso. Leão XIV é o primeiro pontífice a adotar esse nome desde Leão XIII, que governou a Igreja entre 1878 e 1903. A eleição de Prevost representa tanto a continuidade do espírito pastoral de Francisco quanto uma nova etapa na condução da Igreja.

Aos 69 anos, Papa Leão XIV traz em sua trajetória uma forte conexão com a América Latina. Missionário no Peru durante os anos 1980, Prevost viveu por mais de uma década no país, onde se tornou bispo e mais tarde arcebispo emérito de Chiclayo. Naturalizado peruano em 2015, ele é visto como um “pastor de duas pátrias” e tem grande familiaridade com o idioma espanhol e os desafios pastorais do continente.

Cardeal Prevost, agora Papa Leão XIV. - (Reprodução/Vatican Media) Reprodução/Vatican Media
Cardeal Prevost, agora Papa Leão XIV.

Até sua eleição, ele ocupava o posto de prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais estratégicos do Vaticano, responsável por ajudar a nomear os bispos ao redor do mundo. Sua atuação ao lado do Papa Francisco o aproximou das reformas e da visão de uma Igreja mais sinodal e voltada às periferias.

“Precisamos criar uma Igreja missionária para receber todos”, disse Papa durante discurso

Em sua primeira mensagem como Papa, Leão XIV trouxe palavras de paz e unidade. Ao se intitular um Papa Agostiniano, ele agradeceu pela escolha de seu nome como 267º líder da Igreja Católica e pediu permissão para continuar com o trabalho iniciado por Francisco. O novo Papa manifestou o desejo de tornar a igreja mais presente e aberta ao diálogo.

Robert Francis Prevost foi eleito Leão XIV, o 267º papa da Igreja Católica. - (Reprodução/Vatican Media) Reprodução/Vatican Media
Robert Francis Prevost foi eleito Leão XIV, o 267º papa da Igreja Católica.

“Precisamos tentar, juntos, ser uma igreja missionária, aberta e disposta a receber com os braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade, presença e diálogo. Gostaria que esta saudação de paz entrasse no coração de todos vocês, alcançasse suas famílias, todas as pessoas, todos os povos de toda a Terra. Essa é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada. Portanto, vamos sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros”, disse Leão XIV.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.