O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. "É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu o presidente em registro na Truth Social nesta quinta-feira (8).

"Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", completou.
A escolha de Prevost foi anunciada oficialmente pelo cardeal Dominique Mamberti da sacada da Basílica de São Pedro, com a tradicional frase em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa"). A Praça de São Pedro, lotada de fiéis, explodiu em aplausos com a notícia.

Nascido em Chicago, o novo papa, que escolheu ser chamado Leão XIV, fez seu primeiro pronunciamento à multidão presente na Praça de São Pedro. Leão XIV foi ovacionado após rezar pela paz no mundo.
Aos 69 anos, Papa Leão XIV traz em sua trajetória uma forte conexão com a América Latina. Missionário no Peru durante os anos 1980, Prevost viveu por mais de uma década no país, onde se tornou bispo e mais tarde arcebispo emérito de Chiclayo. Naturalizado peruano em 2015, ele é visto como um “pastor de duas pátrias” e tem grande familiaridade com o idioma espanhol e os desafios pastorais do continente.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.