
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou que o atual presidente da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Zé Santana, será o novo secretário estadual do Trabalho no estado. O anúncio foi realizado nessa segunda-feira (19) à imprensa, ocasião em que participava da adesão do Piauí ao Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial.

A indicação de Zé Santana como secretário estadual do Trabalho deverá se dar após a tramitação da minireforma istrativa, enviada em forma de mensagem do Executivo para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O projeto prevê a criação da pasta do Trabalho e Emprego, o que deverá auxiliar nos assuntos referentes ao emprego e renda no âmbito estadual. Além disso, a medida também se alia às expectativas do Governo Estadual de ter uma pasta que possa trabalhar juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego, ajudando na atração de mais investimentos federais na vindoura pasta istrativa.
LEIA TAMBÉM
O texto prevê ainda que deverá ser reajustada a atual Coordenadoria de Comunicação Social, CCOM, no qual ará ao status de secretaria de estado. Além disso, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) deverá se alinhar ao Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Com isso, a pasta ará por ajustes e se chamará Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Zé Santana é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão da concessão dos serviços de abastecimento de águas e esgotos do Piauí para a empresa Aegea, vencedora do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) em 2024.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.