Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em 1º oração dominical

O pontífice recordou o fim da Segunda Guerra Mundial e reiterou o clamor de seu antecessor, Papa Francisco, contra os conflitos armados: "Nunca mais guerra!"

11/05/2025 às 15h46

Em sua primeira oração dominical como pontífice, neste domingo (11), o Papa Leão XIV fez um apelo por uma paz justa e duradoura na Ucrânia e por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, incluindo a libertação de reféns e o envio de ajuda humanitária. Falando da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de uma multidão de fiéis, o pontífice recordou o fim da Segunda Guerra Mundial há 80 anos e reiterou o clamor de seu antecessor, Papa Francisco, contra os conflitos armados: "Nunca mais guerra!"

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em 1º oração dominical - (Reprodução/Vatican Media) Reprodução/Vatican Media
Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em 1º oração dominical

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, é o primeiro papa norte-americano. Em sua oração neste domingo (11), ele expressou profunda preocupação com o sofrimento do povo ucraniano, especialmente com as crianças deportadas para a Rússia, e pediu esforços internacionais para alcançar uma paz duradoura. Quanto à situação em Gaza, o Papa solicitou um cessar-fogo imediato, assistência humanitária e a libertação de todos os reféns israelenses.

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando tropas russas invadiram o território ucraniano sob alegações de segurança e influência regional, marcando o maior conflito militar em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Desde então, milhares de civis e soldados foram mortos, cidades inteiras foram destruídas e milhões de pessoas se tornaram refugiadas. Na Faixa de Gaza, o conflito entre Israel e Hamas, que começou em outubro de 2023, causou uma grave crise humanitária, com mais de 52 mil mortos, a maioria mulheres e crianças, e cerca de 90% da população deslocada.

Durante a oração, o Papa também mencionou o Dia das Mães, celebrado neste domingo em muitos países, e desejou felicidades a todas as mães, "incluindo aquelas que estão no céu". Além disso, celebrou uma missa privada próximo ao túmulo de São Pedro com o superior de sua ordem agostiniana, o Rev. Alejandro Moral Anton.

O pontificado de Leão XIV começa com um forte compromisso com a paz e a justiça social, seguindo os os de seu predecessor, Papa Francisco. Sua cerimônia de instalação oficial está marcada para o próximo domingo, 18 de maio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Estadão Conteúdo