Com o anúncio nesta semana do INSS de que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por associações terão direito a reembolso, golpistas estão se aproveitando da situação para aplicar fraudes. O alerta é do próprio Instituto Nacional do Seguro Social, que reforça: o único canal autorizado para solicitar o reembolso é o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para celulares.

Na próxima terça-feira, 13 de maio, cerca de 9 milhões de beneficiários começarão a receber notificações no aplicativo Meu INSS informando sobre os valores descontados em seus benefícios. Já no dia 14, será possível declarar se o desconto foi autorizado ou não. O processo é simples e não exige envio de documentos nem intermediação.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, reforça que não há envio de mensagens por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais. Qualquer link ou mensagem recebida fora do ambiente do aplicativo deve ser considerado golpe. Quem não tiver o ao Meu INSS pode ligar diretamente para o número 135, sem precisar de terceiros.
LEIA TAMBÉM
Aqueles que não reconhecerem os descontos não precisarão apresentar provas. Caberá às associações justificar a cobrança, apresentando documentos comprobatórios. Caso não consigam, terão 15 dias úteis para devolver os valores. Se o pagamento não for feito, a Advocacia-Geral da União (AGU) será acionada para recuperar os recursos judicialmente. Até agora, R$ 2,1 bilhões já foram bloqueados preventivamente.
O INSS garante que todos os beneficiários que sofreram cobranças indevidas e não forem ressarcidos pelas associações serão reembolsados diretamente pelo governo.
Diante do cenário, a recomendação é de não clicar em links suspeitos, não informe seus dados pessoais fora dos canais oficiais e não aceite ajuda de desconhecidos. Em caso de dúvida, o número oficial de atendimento é 135.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.