O parlamentar Merlong Solano (PT) informou, nesta segunda-feira (26), que não deve para a criação da Comissão Parlamentar de Investigação (I) das fraudes no INSS. Segundo o deputado, as instituições que operam para descobrir os culpados no escândalo já estão cumprindo o seu papel.

Para Merlong Solano, a I é sempre um fato de natureza política, em que às vezes se investiga com seriedade, mas que, em muitas situações, se torna um palco em que o interesse não é investigar, e nem mesmo punir, mas criar um espetáculo.
“Eu fico, digamos assim, animado por ver que no governo Lula, os órgãos de controle, de fiscalização estão cumprindo o seu papel. A Advocacia Geral da União (AGU), a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal. Já foram feitas dez operações pela Polícia Federal para desmontar esse esquema”, informou o parlamentar.
LEIA TAMBÉM
Segundo o parlamentar, esse esquema atua desde 2019, e ele alertou que existem outros esquemas espalhados pelo país que exploram aposentados através de diversos mecanismos, mas que o governo Lula tem desmontado o esquema e que as devoluções já estão acontecendo.
“Então desse modo, até o momento a minha decisão pessoal é de não pela criação da I. Se eu perceber que a investigação não está indo pro a contento a ponto de punir exemplarmente aí eu poderei mudar de atitude e uma I”, declarou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.