No campo nacional, existe a discussão sobre a ampliação da federação partidária formada por PT, PCdoB e PV, que pode incluir mais três partidos — PDT, PSB e Rede Sustentabilidade — fortalecendo o campo da esquerda. Para o vereador Dudu (PT), em entrevista nesta terça-feira (29), essa união de partidos acaba enfraquecendo as siglas.

LEIA TAMBÉM
Ele afirmou que as federações acabaram se tornando uma problemática da reforma política, pois esse instrumento não fortaleceu os partidos. Segundo ele, surgiram mais problemas, citando como exemplo o caso de Teresina. Para o vereador, uma fusão partidária seria mais eficaz.
“Eu acredito que se for discutido, aí eu sou a favor de uma fusão, porque você organiza esses partidos de centro-esquerda e de esquerda num único campo e num único partido, porque essa questão da Federação, lá atrás quando se fez a reforma foi para extinguir a coligação proporcional”, declarou.
Para o vereador, a federação acaba sendo uma forma de coligação velada. “Ela só amplia para quatro anos, mas depois ninguém segue a orientação da federação, cada partido nos seus parlamentos faz o que quer e na minha opinião não fortalece a democracia interna dos partidos e nem os próprios partidos”, declarou.
O parlamentar finaliza dizendo que as federações deveriam ser extintas. Caso os partidos queiram, devem realizar uma fusão, ao mesmo tempo em que afirma que a federação é uma mera coligação, como ocorria antes da reforma política.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.