O teresinense foi surpreendido na noite de ontem (21) com uma chuva forte em plena segunda quinzena de maio. A precipitação, que resultou em 80 milímetros de acumulado, é consequência da atuação de dois grandes canais de umidade que estão atuando sobre o Piauí e que devem continuar tendo efeitos nos próximos dias. A previsão para o final de semana na capital é de mais chuva.
LEIA TAMBÉM
O climatologista Werton Costa explica que os volumes excessivos de chuva que Teresina vem registrando são resultado da ação das Ondas de Leste, que têm impactado os estados da parte Oriental do Nordeste, e do Sistema Frontal, que adentrou pelo Sul da Bahia. “Estes condicionantes de umidades instabilizaram boa parte da faixa sertaneja e da faixa centro-norte do Piauí, provocando volumes de diferentes intensidades. Esse evento foi categorizado pela Defesa Civil como de severidade”, explicou Werton.

Nos bairros da zona Sul de Teresina houve registros de alagamentos e enxurradas, especialmente no Promorar. O que torna a ocorrência das chuvas previstas para o fim de semana mais preocupante. As condições de risco devem perder força nos próximos dias, mas continuam sendo favoráveis para mais precipitação. No entanto, não há indicativos de temporal.

Os meteogramas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam manhã de nuvens com possibilidade de chuva isolada na sexta-feira (23), muitas nuvens à tarde e à noite. Já para o sábado (24) a previsão é de céu encoberto com temperatura mínima de 24°C e máxima de 34°C. No domingo (25), mais nuvens no céu devem manter o tempo ameno.
A Defesa Civil Estadual lembra que, em caso de mudanças nas previsões, serão enviados os alertas de eventos extremos para a população.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.