Um arco-íris duplo chamou atenção de quem estava no açude Caldeirão, em Piripiri, neste domingo (25). O fenômeno raro ocorreu durante uma garoa e atraiu olhares de quem curtia o final de semana no local.

O registro, feito por Aurizelio Brito, mostra o momento que o belo arco-íris duplo surge por trás da vegetação. O primeiro arco-íris aparece em baixo, com uma cor mais vibrante, enquanto o segundo, mais acima, aparece discretamente.
O climatologista Werton Costa explica que o arco-íris duplo é raro. Segundo ele, o arco-íris comum já é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz branca do sol é dispersa ao atravessar gotículas de água suspensas no ar, revelando o espectro de cores visíveis em forma de arco.
Werton explica que, no caso do arco-íris duplo, é necessário que exista uma segunda camada de umidade na atmosfera, com gotículas ainda maiores e posicionada atrás da primeira. “Quando a luz solar atravessa essa segunda camada, ela é novamente refletida e dispersa, criando um segundo arco no céu”, detalha.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
O segundo arco-íris é geralmente mais tênue e aparece com as cores invertidas em relação ao primeiro. “É um capricho da natureza”, define. “O que torna o fenômeno tão especial é justamente esse duplo fracionamento da luz e a inversão da sequência de cores no segundo arco.”
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.