O município de Picos, no Sul do Piauí, vai receber cerca R$ 428 mil do Governo Federal para ações de recuperação após os estragos causados pelas fortes chuvas no início deste ano. O ree foi autorizado na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, e publicado no Diário Oficial da União.

O valor faz parte de um pacote de R$ 7,7 milhões destinados a 20 cidades em diferentes estados brasileiros afetadas por desastres naturais, como o Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Acre, Pará e Rio Grande do Sul.
Em Picos, as chuvas provocaram sérios transtornos. Foram registrados alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura urbana, mais de 27 mil pessoas foram afetadas. Cerca de 600 famílias ficaram desabrigadas e três mortes foram confirmadas, sendo uma por afogamento e duas por choque elétrico. Diante da situação, a cidade chegou a decretar estado de emergência. A calamidade levou, inclusive, ao canelamento das comemorações de carnaval.
O recurso agora liberado será utilizado em ações de resposta e reconstrução, com foco em atender as demandas mais urgentes da população afetada.
Segundo a Defesa Civil Nacional, os valores reados a cada município são definidos com base em critérios técnicos, que consideram a magnitude do desastre, o número de desabrigados, os danos registrados e o plano de trabalho enviado pela prefeitura.
Municípios que estejam em situação de emergência ou calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise técnica e aprovação dos planos, os rees são formalizados por portaria publicada no Diário Oficial da União.
Além da liberação de recursos, a Defesa Civil Nacional também oferece capacitação gratuita, a distância, para agentes municipais e estaduais que atuam na gestão de desastres, visando fortalecer a resposta rápida e eficiente a eventos extremos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.