Foi aprovado nesta terça-feira (20) um indicativo de projeto de lei que prevê gratificação adicional de 50% para enfermeiros que exercem atribuições de responsabilidade técnica. A matéria foi votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). 1t6k2m
A relatoria da proposta do deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) ficou a cargo do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). A proposta se destina a profissionais com atribuição específica de responsabilidade técnica, conhecida como Enfermeiro Responsável Técnico (ERT).
Em seu parecer, Evaldo Gomes informou que, por gerar despesa ao Poder Executivo, a proposta deve tramitar como Indicativo de Projeto de Lei. A sugestão do relator foi acatada pelos membros da CCJ, que aprovaram o texto com essa alteração.
Com a ação dos parlamentares, o indicativo será encaminhado ao Palácio de Karnak para análise. Caso seja acatada a indicação da Assembleia, o Governo do Estado deverá devolver a proposta ao Legislativo em forma de mensagem governamental.
O autor da proposta afirmou que o objetivo da matéria visa reconhecer o trabalho técnico e de gestão exercido por esses profissionais no âmbito da saúde pública.
“Este profissional tem a responsabilidade de planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de Enfermagem, além de garantir o cumprimento das normas legais e regulamentares. A execução dessas atribuições exige grande responsabilidade, conhecimento técnico e uma carga de trabalho específica que justifica a criação de um benefício adicional, a fim de valorizar o desempenho da função”, explicou o deputado Coronel Carlos Augusto.
Com a aprovação na CCJ, o indicativo de projeto segue para apreciação do Plenário da Casa. Caso aprovado, será encaminhado ao Governo do Estado como sugestão legislativa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.