Médicos interessados em atuar na atenção primária à saúde em regiões de difícil o têm até esta quinta-feira (08) para se inscrever no 41º ciclo do programa Mais Médicos. No Piauí, 92 vagas estão disponíveis em 67 municípios, incluindo cidades como Piripiri, Uruçuí, Bom Jesus e Paulistana, com diferentes graus de vulnerabilidade. 254q71
LEIA TAMBÉM 2b4p6z
O edital, lançado pelo Ministério da Saúde, disponibiliza ao todo 3.174 vagas em todo o país. Destas, 3.066 serão ocupadas por profissionais em 1.620 municípios e 108 em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A iniciativa busca fortalecer a assistência básica de saúde em áreas carentes, remotas ou com escassez de profissionais.
O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros. Atualmente, são 24,9 mil médicos, atuando em 4,2 mil municípios.
Dentre essas localidades, 1,7 mil têm altos índices de vulnerabilidade social. Do total de médicos em atividade pelo programa federal, 601 deles estão em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
O Ministério da Saúde espera que a política pública amplie o o aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena.
Perfil do profissional 3s4m3g
Para se inscrever no 41º ciclo do Mais Médicos, o profissional precisa ser:
- médico formado no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil;
- médico brasileiro formados no exterior (intercambista brasileiro);
- médico estrangeiro com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
A documentação e as demais condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas (brasileiros e estrangeiros) estão descritas no site, como estar em situação regular na esfera criminal perante a justiça estadual e federal no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses; estar em situação regular com as obrigações militares, se o médico for sexo masculino; estar em situação regular na justiça eleitoral, se for brasileiro.
Como se inscrever no programa mais médicos m5n71
- e o site do Ministério da Saúde: https://maismedicos.saude.gov.br
- Clique no link para o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP)
- Preencha os dados cadastrais e envie a documentação exigida
- Anexe declaração de próprio punho com:
Confirmação do conhecimento da língua portuguesa (se estrangeiro)
Ciência sobre o funcionamento do SUS e protocolos da atenção primária
- Finalize a inscrição até 23h59 do dia 8 de maio
Os médicos interessados podem consultar o edital, o quadro de vagas e o cronograma do processo seletivo nos links abaixo:
–Cronograma do Processo Seletivo
Com informações da Agência Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.