Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São Marcos vai receber recursos conforme for atingindo metas de atendimento, diz prefeito

Previsão está na contratualização que foi feita com o Ministério da Saúde e desvincula o pagamento por procedimento ou ato médico.

05/05/2025 às 10h53

A partir de agora, o ree de recursos do poder público ao Hospital São Marcos para custear os tratamentos oncológicos será feito conforme o hospital for atingindo metas de atendimento. A cláusula está prevista na contratualização que foi feita com o Ministério da Saúde para o recebimento de R$ 7,35 milhões emergenciais pelos próximos três meses. Foi o que informou o prefeito Silvio Mendes durante solenidade de aniversário de 17 anos do HUT nesta manhã (05).

São Marcos vai receber recursos conforme for atingindo metas de atendimento, diz prefeito - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
São Marcos vai receber recursos conforme for atingindo metas de atendimento, diz prefeito

Representantes da Fundação Municipal de Saúde e do São Marcos se reuniram na semana ada  com uma comissão do Ministério da Saúde, que visitou o hospital para avaliar in loco a situação com os imes em torno do envio de recursos. No encontro, ficou acordado que a Rede Piauiense de Combate ao Câncer vai receber do Governo Federal uma quantia emergencial para retomar os atendimentos que foram suspensos. Da mesma forma, a FMS anunciou o ree de R$ 2 milhões para manutenção preventiva dos equipamentos médicos do hospital.

Hoje (05), Silvio Mendes esclareceu algumas cláusulas do acordo que foi firmado e disse que o Hospital São Marcos terá que cumprir com algumas obrigações para garantir o recebimento dos recursos emergenciais. “Foi encaminhada uma solução pelos próximos três meses, que chama conratualização. Ela desvincula o pagamento por procedimento e por ato médico para vincular a metas. Isso vai estar garantido pelos próximos 90 dias e eu espero que nesse período se resolva em definitivo à medida que o São Marcos vai prestando o serviço, que é tratar câncer”, explicou o prefeito.

Silvio Mendes criou grupo de trabalho para ações durante o período chuvoso - (Jailson Soares/PMT) Jailson Soares/PMT
Silvio Mendes criou grupo de trabalho para ações durante o período chuvoso

Silvio Mendes disse que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi complacente com as demandas do Hospital São Marcos e que os entes federal, estadual e municipal convergiram para uma solução. De acordo com o prefeito, os recursos assegurados são suficientes para manter o hospital em funcionamento por mais três meses, período em que se buscará um modelo definitivo de financiamento. Ele reconheceu, no entanto, que nem o Estado nem o Município têm, no momento, capacidade orçamentária para ampliar os rees próprios à instituição.

“É preciso encontrar fórmulas da contratualização. O São Marcos é um hospital filantrópico, então ele já tem vantagens como isenções fiscais de 25% e recebe dinheiro público. Ministério da Saúde, Governo do Estado e Município vão fazer uma auditoria operacional para saber se tem alguma coisa que precisa ser corrigida”, finaliza Silvio Mendes.

A expectativa é que o Hospital São Marcos retome os atendimentos aos pacientes oncológicos a partir da semana que vem.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.