Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, representante da ONU alerta para impacto do calor extremo em mulheres grávidas

Uma pesquisa revelou que a maioria das gestantes entrevistadas associa sintomas como tonturas, ansiedade, fadiga e pressão alta devido às altas temperaturas enfrentadas na capital.

15/05/2025 às 10h55

A representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, esteve em Teresina para firmar parceria com a Prefeitura da capital piauiense em ações voltadas à saúde da mulher diante dos efeitos das mudanças climáticas. Durante a visita, foi assinado um novo memorando de entendimento entre o município e o UNFPA, garantindo a continuidade dos projetos desenvolvidos pela Agenda Teresina 2030. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (15) no Palácio da Cidade, sede do Poder Executivo municipal.

No Piauí, representante da ONU alerta para impacto do calor extremo em mulheres grávidas - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
No Piauí, representante da ONU alerta para impacto do calor extremo em mulheres grávidas

Na solenidade, também foi apresentado o relatório final da pesquisa “O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina”, estudo que garantiu à cidade o prêmio global “Climate Change XX: Women’s Health in Focus”, promovido pelo UNFPA em 2023. Realizada em 75 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a pesquisa revelou que a maioria das gestantes entrevistadas associa sintomas como tonturas, ansiedade, fadiga e pressão alta devido às altas temperaturas enfrentadas na capital.

Ao portalodia.informativomineiro.com, Florbela Fernandes relatou que o levantamento fornece dados alarmantes e reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

“Os resultados mostram que até 6% de risco existe tanto para essa mulher, portanto, ter um aborto espontâneo, como não termos esse bebê em vida. Então é tão grave quanto isso, e é por isso que é importante que as mulheres distantes saibam do impacto do calor e possam tomar ações também para mitigar os efeitos disso”, alertou.

A representante da ONU destacou ainda que a experiência de Teresina pode servir de referência para o mundo.

“Nós trabalhamos com uma visão que é tornar cada parto seguro, cada gravidez desejada, mas também que o potencial de cada criança e de cada jovem possa ser realizado. A Prefeitura de Teresina ganhou, no ano ado, um prêmio global exatamente nesta área que tem a ver com a saúde da mulher e o ambiente climático. Nós queremos muito beber da sabedoria que foi o resultado e as recomendações deste estudo para que possamos, através das crianças, também iluminar essas ações no mundo inteiro”, afirmou.

O evento foi realizado nesta quinta-feira (13) - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
O evento foi realizado nesta quinta-feira (13)

Como parte das ações de enfrentamento ao problema, foi lançado o Heat Insights, uma ferramenta inédita baseada em inteligência artificial (IA), que permitirá à Prefeitura monitorar, prever e agir sobre os riscos potenciais do calor extremo e o agravamento das chamadas ilhas de calor urbanas. A tecnologia visa subsidiar políticas públicas com dados em tempo real e facilitar intervenções nos territórios mais afetados.

O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) ressaltou que Teresina tem tradição em protagonizar iniciativas de proteção à saúde da mulher.

“A doutora Florbela está nos visitando e fazendo uma reflexão para todos nós que é a questão climática, o nosso calor, que tem vantagens e algumas desvantagens, mas com viés de olhar sobre a proteção da mulher, da maternidade, da vida, do meio ambiente. Então a gente está dando aqui as boas-vindas, porque coisas que nasceram aqui, como por exemplo, a licença-maternidade de seis meses, quando a gente recomenda que toda criança que nasce, que deve ser alimentada exclusivamente pelo leite materno, nesses seis meses, nasceu aqui. Essa lei virou nacional através do Congresso Nacional, mas nasceu aqui. Então a gente aprende e a gente ensina. São experiências que aperfeiçoam e melhoram a qualidade de vida de cada um de nós”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.