Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cresce roubo de ouro em Teresina; nove suspeitos são presos após arrastão

Delegado aponta aumento de 73% nos casos de roubo de ouro em Teresina no 1º trimestre de 2025

19/05/2025 às 17h12

O número de roubos de ouro em Teresina cresceu 73% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano ado. A informação foi divulgada pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), após a prisão de nove suspeitos envolvidos em um arrastão ocorrido no último sábado (17), em um estabelecimento na zona Sudeste da capital.

Nove suspeitos de assalto a estabelecimento são presos em Teresina - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Nove suspeitos de assalto a estabelecimento são presos em Teresina

O crime aconteceu em um lava-jato no bairro Alto da Ressurreição, onde cerca de 20 pessoas participavam de uma confraternização. Câmeras de segurança registraram a ação de quatro homens armados, que chegaram em duas motocicletas, renderam os clientes e anunciaram o assalto com violência. “Eles já chegaram perguntando ‘cadê o ouro?’”, relatou uma das vítimas. Foram levados aproximadamente R$ 25 mil em bens, entre celulares, joias e dinheiro em espécie.

A operação policial que prendeu os suspeitos ocorreu na tarde de segunda-feira (19) e envolveu diversas unidades das forças de segurança. Foram apreendidos uma pistola roubada, munições, celulares, uma motocicleta com registro de furto, drogas, balanças de precisão, capacetes, roupas usadas no crime e joias. Entre os detidos estão uma mulher e um adolescente. Um dos presos usava tornozeleira eletrônica e já era monitorado por envolvimento em crimes anteriores.

O delegado Zanatta explicou que o aumento dos roubos de ouro está diretamente ligado à redução de receptação de celulares, que eram antes os principais alvos dos criminosos. “Como houve uma queda na procura por celulares roubados, o foco agora é o ouro. E isso só acontece porque ainda existem receptadores que alimentam esse tipo de crime”, afirmou. Segundo ele, uma nova política pública para repressão ao roubo e furto de ouro será lançada nos próximos dias, com foco na fiscalização de comerciantes e compradores.

Delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP

A SSP-PI reforçou que lojistas e compradores de ouro sem procedência poderão ser responsabilizados por receptação, inclusive com apoio da Secretaria da Fazenda para intensificar a fiscalização. “Se você compra ouro sem origem clara, está incentivando não apenas o roubo, mas crimes ainda mais graves, como o latrocínio”, alertou Zanatta.

As investigações continuam, e os presos foram levados à sede da SSP para depoimento. Posteriormente, serão encaminhados ao sistema prisional. A polícia trabalha para identificar outros possíveis envolvidos e receptadores das joias roubadas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.