Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adolescente morre afogado após ajudar amigo a atravessar o Rio Poti

Morte ocorreu nas proximidades da UFPI, em Teresina; corpo foi encontrado nesta segunda-feira (19).

19/05/2025 às 11h45

Um adolescente de 15 anos, identificado como Kauã Matheus Gomes de Sousa, morreu afogado no fim da tarde deste domingo (18) após entrar no Rio Poti para, segundo o Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu nas proximidades do Complexo Esportivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Zona Leste da capital.

Adolescente morre afogado no Rio Poti - (Divulgação / Corpo de Bombeiros) Divulgação / Corpo de Bombeiros
Adolescente morre afogado no Rio Poti

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, o adolescente entrou na água para tentar acompanhar um amigo que estava atravessando o rio, mas teria sido surpreendido por uma correnteza e acabou se afogando. O amigo de Kauã tentou ajudá-lo, mas o jovem acabou submergindo na água.

A corporação foi acionada ainda no domingo, mas as buscas na água foram iniciadas nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), conforme os protocolos de segurança operacional. Os mergulhadores localizaram o corpo por volta das 6h40, próximo ao ponto onde o jovem havia desaparecido.

Após o resgate, os bombeiros aguardaram a chegada do Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para os procedimentos legais. A morte de Matheus gerou comoção na região, onde moradores alertam para os riscos frequentes de afogamento no Rio Poti, especialmente entre jovens que am as margens sem supervisão ou conhecimento sobre a profundidade e correnteza do local.

As autoridades reforçam o alerta para que pais, responsáveis e a comunidade em geral redobrem a atenção com crianças e adolescentes em áreas próximas a rios, lagoas e açudes, especialmente em períodos de calor ou férias escolares, quando aumentam os casos de afogamento.

Corpo de Bombeiros encontra corpo de adolescente desaparecido no Rio Poti - (Divulgação / Corpo de Bombeiros) Divulgação / Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros encontra corpo de adolescente desaparecido no Rio Poti

Confira a nota do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí informa que, no fim da tarde desse domingo (18), foi acionado para atender uma ocorrência de afogamento nas proximidades do Complexo Esportivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Zona Leste de Teresina. Um adolescente de 16 anos, identificado apenas como Matheus, teria se afogado nas águas do Rio Poti. Cumprindo as regras de segurança operacional, os militares iniciaram as buscas no início da manhã desta segunda-feira (19), e encontraram o corpo da vítima por volta das 6h40, próximo ao local onde o adolescente teria se afogado. Após o resgate do corpo, os mergulhadores aguardaram a chegada do Instituto Médico Legal de Teresina (IML).

Como evitar afogamentos?

Corpo de Bombeiros do Piauí alerta para os riscos que uma criança ou até mesmo um adulto corre quando toma banho em local desconhecido. Rios podem ter buracos e redemoinhos, lagos podem ter o solo irregular, no mar o vai e vem das marés forma piscinas naturais, que quando submersas oferecem riscos. Isso só para citar alguns exemplos.

O uso de equipamentos de proteção é essencial, mas mais do que isso, é preciso também orientar as crianças e os pais e responsáveis sobre os riscos que uma brincadeira despretensiosa pode acarretar.

Corpo de Bombeiros - (Divulgação) Divulgação
Corpo de Bombeiros
  • Pesquise as condições climáticas do local que vai frequentar: veja se o rio, açude, lago ou balneário está em condições propícias ao banho e qual o local mais seguro para entrar na água. Se informe antes com trabalhadores do local e frequentadores.
  • Use sempre equipamentos de proteção: só entre na água usando boias ou coletes salva-vidas. Se for criança, a boia deve pegar o tórax e os braços. Ficar atento também ao material destes equipamentos para que ele não seja escorregadio nem fure facilmente.
  • Nunca deixa crianças entrarem na água sozinhas: se forem entrar na água, as crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto que fique próximo. O ideal é se manter a pelo menos um braço de distância. É recomendado também nunca entrar na água sozinho, mesmo se você for adulto.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas: se for tomar banho em rios, açudes ou balneários, evite ingerir álcool. Fique sempre atento às crianças e, caso beba, não entre na água sozinho.
  • Localize visualmente os salva-vidas, bombeiros ou policiais nas proximidades dos açudes, rios ou lagos e fique sempre perto deles.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.