O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) suspendeu a exigência e fiscalização da Renovação Anual de Licenciamento de Veículos até o dia 30 de junho deste ano em todo o Estado. A medida tem efeitos retroativos a parir de 30 de abril e foi adotada devido à transição e mudança do sistema de veículos.
No dia 30 de abril, o Departamento de Trânsito anunciou a troca do sistema de serviços de veículos com previsão de retorno gradual das atividades presenciais e pelo site a partir da sexta, 02 de maio. No entanto, o sistema vem apresentando falhas e instabilidades, razão pela qual o órgão decidiu suspender a exigência e fiscalização da renovação dos licenciamentos.

Durante o período de adaptação ao novo sistema, serviços de veículos e CNH, como a emissão do CRLV, transferência de propriedade, regularização e outros procedimentos ficaram indisponíveis. Esta é a segunda fase do processo de transformação digital do Detran-PI. Na primeira etapa, já concluída, foi feita a unificação e otimização dos sistemas relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com resultados considerados positivos tanto por usuários, quanto por servidores.
O Estado do Piauí possui uma frota de cerca de 1.540.940 veículos, entre carros, motos e outros automotores. A modernização dos sistemas, segundo o Detran-PI, é vista como essencial para acompanhar o crescimento da demanda por serviços digitais e oferecer mais eficiência no atendimento à população, sem a necessidade de filas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.