A Operação Parquet, deflagrada pela Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semarh), já aplicou R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal nos municípios de Bom Jesus e Currais, no extremo Sul do estado. Ao todo, 12 propriedades foram fiscalizadas, somando aproximadamente 4.000 hectares de áreas desmatadas sem autorização — o equivalente a cerca de 3,7 mil campos de futebol.
LEIA TAMBÉM
As irregularidades resultaram na aplicação de multas que somam R$ 4 milhões. A ação, iniciada na última segunda-feira (19), acontece em resposta a denúncias feitas pelo Ministério Público do Estado sobre desmatamento ilegal no extremo sul piauiense.

“A operação é fruto da articulação com o Ministério Público e reforça o nosso compromisso com o combate aos crimes ambientais. Não vamos tolerar a destruição ilegal do nosso bioma”, afirmou Mário Filho, gerente de Fiscalização da Semarh e coordenador da operação.
LEIA TAMBÉM
A iniciativa marca também um esforço da Semarh em fortalecer parcerias com órgãos de fiscalização ambiental como Ibama, Ministério Público, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Temos atuado de forma integrada e estratégica para garantir a proteção do nosso território. Essa aproximação com os órgãos parceiros tem sido uma prioridade da nossa gestão”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
A Operação Parquet segue em andamento e novas ações estão previstas para outras regiões do estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.