O Banco Central (BC) anunciou uma nova funcionalidade no Sistema de Valores a Receber (SVR): a partir desta terça-feira (27), os cidadãos poderão habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. Até então, era necessário realizar o pedido manualmente para cada valor disponível.

Com a novidade, o valor será transferido diretamente para a conta do cidadão por meio do Pix, sem necessidade de nova confirmação ou aviso prévio do Banco Central. O crédito será feito automaticamente, desde que a instituição financeira responsável tenha aderido ao sistema de devolução via Pix.
A funcionalidade, no entanto, está disponível apenas para pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo F e conta no portal gov.br com nível prata ou ouro. Quem ainda não possui a chave Pix do tipo F deve cadastrá-la junto ao seu banco ou instituição financeira.
LEIA TAMBÉM
O Banco Central esclareceu que instituições que não aderiram ao termo de devolução automática continuarão exigindo a solicitação manual. Isso também vale para valores provenientes de contas conjuntas.
O que são os "valores a receber"?
Os valores a receber são quantias esquecidas por pessoas físicas ou jurídicas em instituições financeiras. Podem incluir:
- Saldo de contas-correntes ou poupanças inativas;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Cotas de consórcios não procuradas;
- Recursos de operações de crédito quitadas e não sacados, entre outros.
Esses valores ficam retidos nos bancos e, quando identificados, podem ser resgatados por meio do Sistema de Valores a Receber, gerenciado pelo Banco Central. O objetivo da iniciativa é devolver ao cidadão recursos que muitas vezes ele nem sabia que tinha direito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.