Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles lidera ofensiva no Catar em busca de investimentos para o Nordeste

Governador apresenta 16 projetos estratégicos a empresários e autoridades árabes durante evento em Doha

25/05/2025 às 13h52

25/05/2025 às 13h52

Em viagem internacional em Doha, no Catar, o governador e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), liderou neste domingo (25) a realização do Nordeste Day, em evento que reuniu empresários e autoridades árabes, que foram apresentadas às potencialidades econômicas e demais projetos estratégicos ligados à região Nordeste.

Rafael Fonteles lidera ofensiva no Catar em busca de investimentos para o Nordeste - (Divulgação SECOM) Divulgação SECOM
Rafael Fonteles lidera ofensiva no Catar em busca de investimentos para o Nordeste

Durante a apresentação, Rafael Fonteles destacou cinco eixos principais que norteiam a estratégia de desenvolvimento na região: transição energética, infraestrutura e logística, agroindústria e segurança alimentar, turismo e economia digital. Essa estrutura faz parte dos 16 projetos estratégicos que foram apresentados aos empresários no evento.

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí destacou, em sua fala de abertura, as vantagens competitivas da região, dando maior evidência à localização geográfica, que traz um privilégio estratégico, além da estabilidade institucional, infraestrutura em expansão e investimentos em sustentabilidade.

“O Nordeste é a região brasileira mais próxima da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e do Oriente Médio e reúne características únicas para atrair investimentos internacionais, ampliando as relações comerciais, culturais e tecnológicas”, afirmou.

Em sua apresentação, Rafael Fonteles também traçou o compromisso da região Nordeste no processo de transição energética, com opções que visam a um desenvolvimento mais sustentável.

“A matriz elétrica do Nordeste é a mais limpa do Brasil, com mais de 95% da energia proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica. Somos uma região vocacionada para liderar a transição energética global”, destacou.

Governador Rafael Fonteles apresenta 16 projetos estratégicos a empresários e autoridades árabes durante evento em Doha - (Divulgação Secom) Divulgação Secom
Governador Rafael Fonteles apresenta 16 projetos estratégicos a empresários e autoridades árabes durante evento em Doha

O evento reuniu empresários dos setores imobiliário, bancário, energético, de investimentos e agrícola, além de delegações dos Ministérios do Comércio, Indústria e Transportes, incluindo representantes de empresas como Mwani Qatar, Qatar Ports, Al Jaber Trading and Contracting Co, Group CFO e Al Muftah Group. Todos participaram das apresentações e das rodadas de diálogo com os governadores e representantes dos estados nordestinos.

A comitiva brasileira que esteve presente em Doha também participou de uma série de reuniões com a Power International Holding, que demonstrou grande interesse em investir nos projetos do Consórcio Nordeste. Além disso, os representantes se reuniram com membros da Qatar Investment Authority (QIA), que possuem um fundo soberano de mais de 600 bilhões de dólares.

“Foi uma reunião inicial com os bancos brasileiros para discutir possíveis investimentos e iniciar um brainstorm sobre futuras parcerias”, afirmou o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo.

Após a agenda em Doha, a comitiva segue, ainda neste domingo, para a Arábia Saudita, onde a missão internacional continuará com uma programação semelhante. A missão oficial inclui ainda encontros nos Emirados Árabes Unidos.

Viagem à China

Em missão internacional à China, junto ao presidente Lula, no início deste mês, o governador Rafael Fonteles anunciou um investimento que ultraa R$ 3 bilhões, com a de um memorando de entendimento com a estatal China General Nuclear Power Group (CGN), considerada a maior companhia de energia nuclear chinesa.

O acordo firmado no país asiático prevê a expansão dos negócios da empresa, que já possui projetos de energia renovável no Piauí, com foco em fontes solar, eólica e armazenamento de energia.

Rafael Fonteles em acordo firmado na China. - (Divulgação Secom) Divulgação Secom
Rafael Fonteles em acordo firmado na China.

Rafael Fonteles destacou que a China General Nuclear Power Group já possui atuação no Piauí desde 2019, com empreendimentos nos municípios de Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica). Com o acordo, a empresa chinesa pretende ampliar essas operações com a instalação de novas usinas que totalizam mais de 1,4 gigawatts em capacidade instalada.

Segundo Fonteles, com o novo investimento, mais de 5 mil empregos devem ser gerados durante a fase de construção das novas unidades.

“Estou muito feliz aqui, em Pequim, após este memorando com a CGN. Eles acreditam no Piauí e vão ampliar a atuação com projetos importantes e inovadores no estado”, afirmou o gestor quando ainda estava na China.

Entre os destaques dos novos projetos está a implantação de um sistema de armazenamento de energia e o desenvolvimento de um projeto piloto de geração termossolar, uma tecnologia que converte energia da radiação solar em eletricidade de forma diferenciada, reforçando o pioneirismo do estado na área de energias limpas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.