Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU

As pontes mais citadas ficam em Teresina e duas delas já aram por inspeções que constataram necessidade de manutenção emergencial.

21/05/2025 às 09h15

21/05/2025 às 09h15

O Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou a consulta pública para verificar a qualidade e a segurança das pontes nas rodovias do país. A população pôde apontar aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias, rachaduras, dentre outros elementos necessários de reparos. Das 29 pontes indicadas pela população no Piauí, 19 receberam avaliações de má qualidade em sua estrutura. Em todo o Brasil, a população indicou 356 pontes e 314 foram mal avaliadas.

A consulta, que começou em fevereiro, terminou no dia 30 de abril. Entre os problemas apresentados pela população sobre as pontes piauienses estão buracos na via, problemas nos guarda-corpo e falta de manutenção. As pontes mais mencionadas ficam em Teresina: são a Ponte Presidente José Sarney (Ponte da Amizade), que liga Teresina e Timon; a Ponte Juscelino Kubitscheck, na Avenida Frei Serafim com João XXIII; a Ponte João Luís Ferreira (Ponte Metálica), entre a capital e a cidade maranhense; e a Ponte Leonel Brizola (Ponte do Mocambinho).

Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU - (ARQUIVO / O DIA) ARQUIVO / O DIA
Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU

Inspeção feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA) na Ponte Metálica apontou que a estrutura precisa de reparos com urgência. O projeto original da estrutura foi comparado com a situação atual e revelou problemas como corrosão avançada nos elementos de apoio e desgastes em um pilar. 

A Ponte JK é outra que também ou por inspeção recentemente. Na ocasião, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) apontou necessidade de reforma urgente da estrutura, que foi inaugurada em 1957 e é uma das pontes mais antigas da capital, por onde am diariamente cerca de 50 mil veículos.

Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU - (Jaílson Soares / O DIA) Jaílson Soares / O DIA
Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU

Luís Emílio os, secretário do TCU no Piauí, comentou o resultado da consulta pública. Segundo ele, a ideia é ampliar a participação cidadã nas ações públicas. “Queremos incentivar os órgãos públicos a dotar a população de ferramentas por meio das quais elas possam se manifestar e apontar problemas para melhorar as políticas públicas”, explica.

O TCU já provocou o DNIT, responsável por quatro das 19 pontes que receberam avaliação de má qualidade pela população. O superintendente do órgão, Ribamar Bastos, reiterou que as estruturas são rigorosamente monitoradas e que há dois programas em andamento voltados exclusivamente para as 181 pontes que são de competência do DNIT em todo o Piauí.

Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU - (Arquivo O DIA) Arquivo O DIA
Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU

“Temos o Proarte Manutenção, que é manutenção rotineira, e o Proarte Reabilitação, que é quando a ponte está deteriorada e precisa ar por intervenção de urgências”, disse. Para a obra de reestruturação da Ponte JK, exclusivamente, o DNIT já havia anunciado um investimento da ordem de R$ 5 milhões ainda no final de 2024.

Sobre a Ponte Metálica, a prefeitura de Timon informou que a responsabilidade é da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Já a Transnordestina afirmou que é a Prefeitura de Timon que deve fazer os reparos na estrutura. Com relação à Ponte da Amizade, a prefeitura timonense explicou que a gestão é do Governo do Maranhão e que sua participação é apenas complementar, mas que já foram feitas manutenções na estrutura.

Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU - (Divulgação/Ascom) Divulgação/Ascom
Pontes do Piauí recebem 19 avaliações de má qualidade em consulta pública do TCU

Responsável pela ponte do Mocambinho, a Prefeitura de Teresina informou, por meio da Strans, que está concluindo o levantamento de detalhes que precisam de manutenção para poder tomar as providências necessárias. Já a Eturb informou que não recebeu registros oficiais relacionados a problemas de buracos na ponte do Mocambinho, mas que uma equipe será enviada ao local para averiguação.

As informações colhidas pelo TCU na consulta pública serão analisadas em auditorias sobre as condições das estradas federais, o que inclui as pontes, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.