Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conclave começa no Vaticano, mas fumaça preta adia anúncio do novo Papa

Primeiro dia de votação termina sem consenso entre cardeais; processo de escolha do sucessor de Francisco continua nesta quinta-feira (8)

07/05/2025 às 17h53

O Vaticano informou, na tarde desta quarta-feira (7), que um novo Papa ainda não foi definido. Ao fim da votação do primeiro dia, os cardeais liberaram fumaça preta pela chaminé da Capela Sistina, sinalizando que não houve escolha do novo líder da Igreja Católica.

Conclave começa no Vaticano, mas fumaça preta adia anúncio do novo Papa - (MURAD SEZER) MURAD SEZER
Conclave começa no Vaticano, mas fumaça preta adia anúncio do novo Papa

O Papa eleito será o sucessor de Francisco e se tornará o 267º pontífice da Igreja. A decisão teve início nesta quarta-feira (7), mas como não houve consenso, a votação continuará nesta quinta-feira (8).

O processo de escolha papal, considerado um dos mais reservados e simbólicos da Igreja Católica, reúne 133 cardeais com menos de 80 anos, provenientes de 71 países. O novo Papa só é oficialmente escolhido quando a tradicional fumaça branca é vista saindo da chaminé da Capela Sistina.

Como acontece o conclave para escolher o novo Papa

O conclave só ocorre após a morte ou renúncia de um Papa. Durante esse período, os cardeais permanecem isolados na Capela Sistina, sem o a celulares, internet ou qualquer forma de comunicação externa. O objetivo é garantir total confidencialidade até que o sucessor seja eleito.

Para que um nome seja confirmado, é necessário obter dois terços dos votos — no caso atual, 89 dos 133 votos. As cédulas são secretas e impressas com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem. A votação pode ocorrer até quatro vezes por dia.

Se não houver consenso, as cédulas são queimadas com produtos químicos que geram fumaça preta. Quando o novo Papa é eleito, a fumaça é branca e os sinos da Basílica de São Pedro tocam para anunciar o resultado ao mundo.

O dia começa com uma missa às 10h (5h de Brasília), seguida de uma catequese conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa, na Capela Sistina. Em seguida, os cardeais fazem o juramento e iniciam a primeira votação, prevista para as 11h30 (horário de Brasília).

A cada rodada de votação, as cédulas são queimadas, e a cor da fumaça indica ao público se houve (branca) ou não (preta) a eleição do novo pontífice. Caso a escolha se prolongue, novas rodadas serão realizadas nos próximos dias.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.