A Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social (CTPS) é um aplicativo gratuito criado pelo Governo Federal e operado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no qual o trabalhador consegue ar todas as informações constantes no documento físico da Carteira de Trabalho. Os dados incluídos na Carteira de Trabalho Digital são prestados pelo empregador na plataforma eSocial, do Governo Federal.
A Carteira de Trabalho Digital é basicamente um registro da vida profissional do trabalhador. Através dele, é possível consultar todos os benefícios trabalhistas a que o profissional tem direito e conferir informações de contratos de trabalho encerrados e em vigência.

Entre os benefícios que podem ser consultados através da Carteira de Trabalho Digital estão o Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Benefício TAC-Taxista, Benefício Emergencial e Informe de Rendimentos. Também podem ser ados pela CTPS Digital o Extrato do CAGED. Neste extrato constam informações como identificação da instituição empregadora, identificados e dados do funcionário e os tipos de movimentação (demissões, issões e transferências).
No aplicativo há ainda a opção “enviar Carteira de Trabalho”, no qual o trabalhador pode gerar um PDF da CTPS para compartilhar.
Vale lembrar que, atualmente no Brasil, a Carteira de Trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico para anotações de vínculos anteriores à instituição do modelo digital.
Tire aqui suas dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital
Como obter a Carteira de Trabalho física?
Para obter a Carteira de Trabalho física é preciso fazer o pedido de atendimento por meio de formulário eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego disponível no endereço: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/canais_atendimento/formulario-de-contato. Qualquer pessoa que tenha F pode solicitar a emissão da CTOS física. Veja aqui como solicitar a Carteira de Trabalho Física.

Como ar a Carteira de Trabalho Digital?
Para ter o documento da CTPS Digital, o trabalhador deve procurar pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” nas lojas de seus smartphones (Android ou iOS). Após a instalação e primeiro o, as telas informativas aparecerão somente no momento deste primeiro o. É recomendado ler as instruções, mas o usuário pode pular todas as etapas.
Baixe aqui o aplicativo Carteira de Trabalho Digital
A última tela de apresentação é a página “Entrar” do gov.br. A partir daí, o trabalhador deve proceder com o . Para fazer este , é preciso clicar no botão “Entrar com o gov.br”. Quem já tiver cadastro no gov.br (quem já usou serviços como INSS, ConectSUS, Carteira Digital de Trânsito) pode digitar apenas o F para ser redirecionado para a senha.
Quem não tem o ao gov.br terá que criar uma conta. O sistema redireciona quem não tem conta para a tela de criação do . Existem duas formas de se cadastrar no gov.br: por meio do Internet Banking do Banco do Brasil. Existem diversas formas de cadastro: com as informações básicas do cidadão; cadastro por meio do Internet Banking do Banco do Brasil; cadastro por meio do Internet Banking dos bancos conveniados; Validação Facial no App Meu gov.br; Cadastro com o certificado de pessoa física do cidadão; e Cadastro por meio do Certificado em Nuvem.
Veja aqui como fazer seu cadastro no Gov.br.
ando a Carteira de Trabalho Digital
Após criar a senha no gov.br, e novamente o aplicativo da CTPS Digital e digite seu F e senha cadastrada. Clique em Continuar e e a Carteira de Trabalho Digital.
Veja aqui o o a o de como navegar no aplicativo.
Como consultar o abono salarial
Nesta segunda-feira (05), o Governo Federal abriu a consulta do Abono Salarial 2024. O trabalhador pode conferir se tem direito ao benefício através da Carteira de Trabalho Digital. Basta clicar na aba Abono Salarial 2024 e selecionar o ano-base. Este ano serão pagos os abonos referentes ao ano-base de 2022. Na aba do Abono Salarial, o trabalhador pode consultar se está ou não habilitado a receber o benefício, a previsão do pagamento e o valor que deve receber.