Um bebê de apenas um mês teve sua vida salva por policiais rodoviários federais na Unidade Operacional da PRF em Floriano. O caso aconteceu nesta quinta-feira (01) quando, por volta das 15h, a mãe da criança chegou ao posto policial em estado de desespero, carregando o filho já desacordado, sem sinais vitais e sem respirar.
A mãe relatou que o bebê havia engasgado com leite materno. Com rapidez, a PRF agiu. Os policiais realizaram a manobra de Heimlich, mas perceberem que o bebê continuava sem respirar. Os agentes, então, efetuaram duas sucções na boca e no nariz do bebê, conseguindo retirar uma grande quantidade de leite denso. Em seguida, continuaram os procedimentos de reanimação, até que o bebê voltou a respirar, embora com dificuldade.

Os policiais colocaram a mãe, o bebê e uma tia da criança na viatura e fez o transporte emergencial até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Adelmar Pereira da Silva, em Floriano. No hospital, o bebê foi atendido de pronto pelos médicos, que o encaminharam para a Sala Vermelha para receber oxigênio. A criança foi transferida para o Hospital Regional Tibério Nunes para continuidade do tratamento, mas, conforme relatado pela PRF, estava respirando e em bom estado de saúde.
O que é a manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está sufocando, geralmente por engasgo com comida ou outro objeto. Consiste em aplicar uma pressão súbita no abdômen, logo acima do umbigo, o objetivo de forçar o ar dos pulmões a sair e, com isso, expelir o objeto que está bloqueando a traqueia.
Veja o o a o da manobra de Heimlich em adultos conscientes:
- Verifique se a pessoa está engasgada (ela não consegue falar, tossir ou respirar).
- Fique atrás da pessoa.
- Envolva os braços em torno da cintura dela.
- Feche uma das mãos em punho e posicione logo acima do umbigo (não sobre as costelas).
- Segure o punho com a outra mão.
- Realize movimentos rápidos para dentro e para cima, como um “J” invertido, repetidamente, até que o objeto seja expelido ou a pessoa recupere a respiração.
Em crianças, a técnica é semelhante, mas com menos força. Em bebês, faz-se outra técnica, com tapinhas nas costas e compressões torácicas. Se a pessoa ficar inconsciente, inicia-se reanimação cardiopulmonar (R) e deve-se chamar o socorro médico imediatamente.