A vereadora de Teresina, Ana Fidelis (Republicanos), confirmou com exclusividade à coluna que é pré-candidata a deputada federal nas eleições de 2026. Missionária e com forte base eleitoral entre os evangélicos, Ana foi a mulher mais votada para a Câmara Municipal em 2024, com 6.756 votos.
Atualmente, ela mantém foco no mandato de vereadora, mas afirma que a experiência adquirida nas eleições anteriores será usada como base para construir uma nova campanha. Em entrevista ao portalodia.informativomineiro.com, ela destacou que coloca seu nome à disposição do partido e da população para disputar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Meu nome está à disposição, a disposição do partido. Graças a Deus tivemos uma votação expressiva, foram pessoas que acreditaram na nossa palavra, que viveram junto com a Ana Fidelis essa missão de representar e lutar por Teresina, ser a voz realmente de quem mais precisa e o nome está à disposição. Se vier missão maior, nós, claro, vamos abraçar essa missão, pois missão dada é missão cumprida”, disse a parlamentar.
Ana Fidelis já disputou o cargo em 2022, quando obteve 22.440 votos, mas não conseguiu se eleger. Para 2026, promete repetir o esforço e ampliar os diálogos.
“Vamos conversar com todos. O representante ele está ali para representar a todos, um objetivo. Então é necessário essa força maior. Quanto maior a missão mais precisa soldados nessa missão. Então estamos à disposição para dialogar, ver o que é melhor. Em 2022 tivemos essa experiência e fomos para rua visitar Piauí e buscar apoio e assim se for realmente o desejo do partido e das pessoas, para mim já é um start de ir realmente buscar novos apoios pessoas que estejam conosco nessa missão e o resultado disso a gente aguarda daqui um tempinho”, afirmou.
A vereadora defende que sua eventual eleição representaria um elo entre as demandas locais e a capital federal.
“Hoje estou focada em verear, mas à disposição sempre para contribuir. Imagine só termos uma ponte entre Piauí, Teresina e Brasília. Então, se assim Deus desejar e as pessoas também estou à disposição sempre para contribuir”, declarou.
Apoio ao governo ainda é indefinido
Sobre a disputa ao governo do Estado em 2026, Ana Fidelis ainda não definiu seu posicionamento. Ela evitou declarar apoio ao governador Rafael Fonteles (PT), que deve disputar a reeleição, ou à oposição liderada por Margarete Coelho (Progressistas), nome ventilado como possível candidata.
“A gente tem observar o que é melhor para o nosso estado. Isso ainda vai se desenhar, vai se desenvolver e futuramente nós teremos sim aquele que será apontado para esse apoio e a gente tem um tempo ainda de análise. Eu tenho certeza que o melhor será escolhido e torcendo para que a mais com o nosso estado”, finalizou.